quarta-feira, 9 de setembro de 2015


O termômetro é um aparelho usado para medir a temperatura e suas variações. É composto por uma substância que possui propriedade termométrica, isto é, varia com a temperatura, mostrando o equilíbrio térmico - troca de calor entre corpos.

A construção de um termômetro é baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo entre outros.
Escala Celsius
Na escala Celsius o ponto de gelo é 0 e o ponto de ebulição é 100.
Escala FahrenheitNa escala Fahrenheit o ponto de gelo é 32 e o ponto de ebulição é 212.
Escala Kelvin
De acordo com a história, o primeiro termômetro a ser construído foi o de Galileu em 1592, mais conhecido como termoscópio. Em 1714, Daniel, Fahrenheit inventou o termômetro de Mercúrio.
O primeiro termômetro, de Galileu, era feito de um fino tubo de vidro, que tinha uma de suas extremidades colocada em recipiente contendo água colorida e na outra um bulbo, também de vidro. Era usado pelos médicos da época para medir a temperatura das pessoas. Atualmente não é  considerado um termômetro, pois não possuía escalas, ele permitia apenas a comparação entre as temperaturas de dois corpos ou objetos. Com o tempo, outros cientistas se dedicaram também a construção de termômetros. Embora os termômetros à base de líquidos tenham sido inventados há muitos anos, o termômetro com mercúrio tem sido usado frequentemente nos últimos tempos.


Na escala Kelvin o ponto de gelo é 273 e o ponto de ebulição é 373.
Ou seja: 0°C = 32 °F = 273 K100°C = 212 °F = 373 K

Nenhum comentário:

Postar um comentário