quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Por que o céu é azul?
A explicação para o fato de o céu ser azul pode ser dada a partir de um fenômeno físico denominado espalhamento de Rayleigh. A radiação solar é uma luz branca, porém composta por várias outras tonalidades de cor, cada qual com um comprimento de onda específico. A distância entre uma crista e outra vai modular essa frequência de cores. As partes mais elevadas são proporcionais à energia radiada para cada cor. Quando a luz penetra na atmosfera ela atinge os átomos de nitrogênio, oxigênio e outras partículas que compõem a atmosfera, dando origem ao espalhamento. A luz solar é espalhada em várias direções e com várias tonalidades de cor, cada uma com um comprimento de onda específico. A onda que possui o comprimento da cor azul é mais bem definida e eficiente do que as outras, por isso, vemos o céu todo azul.




Por que no céu as vezes surgem outras cores?


Pois a luz percorre um caminho maior para chegar até nossos olhos, por isso no final da tarde ou amanhecer, passamos a ver o céu com um leve toque de vermelho ou laranja.

Por que surge o Arco-Íris?


O arco-íris surge quando o Sol ilumina a umidade suspensa no ar, após uma chuva, por exemplo. Quando um raio bate na borda de uma gota de água ou de vapor, a luz branca do Sol é desviada e se decompõe nas sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. É o mesmo efeito do prisma: cada cor é refletida em um ângulo diferente e muda de direção ao retornar para a atmosfera. A cor vermelha é a que se propaga mais rápido, formando a faixa superior do arco-íris. A violeta, a mais lenta, aparece na parte inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário