quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Zero absoluto


Também conhecido como zero kelvin, corresponde à temperatura de -273,15 °C ou -459.67 °F.
O conceito de zero absoluto foi criado pelo físico William Thonsom e ocorre quando um corpo não contém energia alguma, e suas moléculas estão paradas. O conceito de zero absoluto corresponderia à temperatura mais baixa existente. Até bem pouco tempo, se acreditava que o zero absoluto jamais poderia ser alcançado.
Até bem pouco tempo a temperatura mais baixa verificada em toda a galáxia era encontrada na Nebulosa de Bumerangue, onde a temperatura mínima é -272º C.
O ramo da física que estuda o conceito de zero absoluto é a termodinâmica, que analisa as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume. O zero absoluto faz parte dos princípios e das leis da termodinâmica. 

Dilatação Térmica

De um modo geral, quando aumentamos a temperatura de um corpo, aumentamos a agitação molecular, e isso provoca um afastamento das moléculas, resultando num aumento das dimensões de um corpo. Tal efeito é denominado dilatação térmica. Em caso contrário, uma diminuição de temperatura de um corpo acarretará uma diminuição de suas dimensões (contração térmica). Devido ás características dos materiais, a dilatação térmica é diferente para corpos de diferentes materiais.
Cada substância reage de uma forma à mudança de temperatura, alguns dilatam mais, outros menos. Dizemos então que cada material tem um coeficiente de dilatação, a qual pode ser classificada em três tipos:

Linear: Quando levamos em conta a dilatação em uma dimensão, variação de comprimento, largura ou altura.
Superficial: Quando levamos em conta a dilatação em duas dimensões, variando assim a área.
Volumétrica: Quando levamos em conta a dilatação em 3 dimensões, ou seja, a variação do volume.



Quando colocamos uma quantidade de chá muito quente em um copo de vidro comum pode ocorrer de ele trincar.  As calçadas, quadras poliesportivas e até mesmo as lajes também sofrem dilatação quando a temperatura aumenta e contração quando a temperatura diminui. Durante a construção de pontes e viadutos deixam-se pequenas fendas para que essas estruturas possam dilatar quando a temperatura aumentar, sem que aconteçam as rachaduras. Nas ferrovias existem pequenos espaços que separam um trilho de outro, possibilitando que eles se dilatem sem provocar danos à estrutura. 

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Crioterapia
É o uso de gelo para tratar lesões agudas que aparecem após provas ou exercícios. A crioterapia faz a vasoconstricção dos tecidos danificados ou solicitados em excesso que estão inflamados, vermelhos, quentes e inchados.
Ela abrange uma grande quantidade de técnicas específicas que utiliza o frio nos três estados físicos da água, com o propósito de retirar o calor do corpo induzindo a um estado de hipotermia para diminuir a dor.
A crioterapia é considerada uma forma mais leve de controlar a inflamação e impedir que esse processo aumente de forma exagerada. Ela pode ser utilizada como: analgésico, para diminuir as dores musculares; no controle ou diminuição do processo inflamatório;
e na redução da dor, fluxo sanguíneo e metabolismo do local.
Além de inibir a inflamação causada pelos traumas, o efeito analgésico da crioterapia é reforçado pela sensação de bem-estar provocada pela liberação, pelo cérebro, de substâncias como adrenalina, serotonina e endorfina.

Termoterapia
A termoterapia é do que terapia com calor. Usada, principalmente em lesões crônicas e para os músculos, com a aplicação de qualquer substância que provoque o aumento de temperatura nos tecidos do seu corpo. Ela ajuda a aliviar a dor de espasmos musculares, pontos de gatilho (espasmos localizados ou nós musculares) e o estresse psicológico (que pode ser um fator importante em muitos problemas de dor).


Sensação Térmica


A sensação térmica é a relação entre a velocidade do vento, a temperatura do ar marcada pelos termômetros e a umidade ambiente. Podemos dizer então, que o calor ou o frio que sentimos é diferente do registrado nos termômetros.
Nos termômetros, a temperatura marcada depende apenas da medição feita no ar. A sensação térmica, por outro lado, é a temperatura que realmente sentimos.
Geralmente os valores de sensação térmica são tabelados para velocidades comuns do vento.

Assim, em um local onde a temperatura é 5 °C e o vento sopra a 40 km/h a sensação térmica é de aproximadamente -9,5 °C. Ao lado segue uma tabela das sensações térmicas:

quarta-feira, 9 de setembro de 2015









O lugar mais frio do mundo, onde foi construída a Estação de Pesquisa Vostok, é localizada no continente Antártico, a uma distância de 1.253 km do Pólo Sul e a 1.260 quilômetros da costa mais próxima. O clima polar do local possui temperaturas muito baixas durante todo o ano, mas com grande variação. Sua média anual é de -50°C (-58°F), com máximas de -30°C (-22°F) no verão e mínimas de -70°C (-94°F) no inverno. É o lugar mais frio do mundo.




O lugar mais quente do mundo Dasht-e Lut, também conhecido como o Deserto de Lut, é um grande deserto de sal no sudeste da província de Kerman, no Irã. Na superfície arenosa do local tem sido medidas temperaturas tão elevadas quanto 71°C. Um satélite da NASA, num estudo de sete anos de temperaturas da superfície terrestre global, indicou o Deserto de Lut como o ponto mais quente do planeta.


O termômetro é um aparelho usado para medir a temperatura e suas variações. É composto por uma substância que possui propriedade termométrica, isto é, varia com a temperatura, mostrando o equilíbrio térmico - troca de calor entre corpos.

A construção de um termômetro é baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo entre outros.
Escala Celsius
Na escala Celsius o ponto de gelo é 0 e o ponto de ebulição é 100.
Escala FahrenheitNa escala Fahrenheit o ponto de gelo é 32 e o ponto de ebulição é 212.
Escala Kelvin
De acordo com a história, o primeiro termômetro a ser construído foi o de Galileu em 1592, mais conhecido como termoscópio. Em 1714, Daniel, Fahrenheit inventou o termômetro de Mercúrio.
O primeiro termômetro, de Galileu, era feito de um fino tubo de vidro, que tinha uma de suas extremidades colocada em recipiente contendo água colorida e na outra um bulbo, também de vidro. Era usado pelos médicos da época para medir a temperatura das pessoas. Atualmente não é  considerado um termômetro, pois não possuía escalas, ele permitia apenas a comparação entre as temperaturas de dois corpos ou objetos. Com o tempo, outros cientistas se dedicaram também a construção de termômetros. Embora os termômetros à base de líquidos tenham sido inventados há muitos anos, o termômetro com mercúrio tem sido usado frequentemente nos últimos tempos.


Na escala Kelvin o ponto de gelo é 273 e o ponto de ebulição é 373.
Ou seja: 0°C = 32 °F = 273 K100°C = 212 °F = 373 K