terça-feira, 20 de outubro de 2015

A radiação térmica é uma forma de transferência de calor que ocorre através de ondas eletromagnéticas. Como elas se propagam no vácuo, não precisa haver contato entre os corpos para ter transferência de calor. Quanto maior a temperatura, maior a quantidade de calor que o objeto irradia.





Um exemplo disso é o Sol que aquece a Terra, mesmo sem possuir contato direto com ela ou as lareiras, que nos aquecem sem ter contato com o fogo, graças ao processo de irradiação.








A condução é quando a energia se propaga através da agitação molecular. Esse processo é mais eficiente em materiais como os metais, que são bons condutores de calor.

Um exemplo clássico são as panelas de metal, que são aquecidas completamente mesmo com o fogo se localizando embaixo delas. Quando cozinhamos algo, se deixarmos uma colher encostada na panela, que está sobre o fogo, ela se esquentará também.







A convecção é a forma de transferência de calor comum para os gases e líquidos. Pode ser exemplificado por ao colocarmos água para ferver, a parte que está próxima ao fogo será a primeira a aquecer. Quando ela aquece, sofre expansão e fica menos densa, se deslocando para cima, enquanto a parte mais fria vai para baixo. Esse ciclo se repete várias vezes e forma uma corrente de convecção, fazendo com que o calor seja transferido para todo o líquido.
            
Outro exemplo é o ar quente que está nas planícies, aquecido pelo solo e pelo sol, que sobe dando lugar às massas de ar frio, que se encontram nas montanhas. A massa aquecida se desloca até os lugares mais altos, onde resfriam, ocasionando o vento.





****Se mudar de álcool para mercúrio, precisa mudar a escala?

Não é necessário pois somente o líquido é modificado, não alterando a escala termométrica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário